domingo, 12 de fevereiro de 2012

POÉTICA MARAJOARA


Conheça um pouco da literatura de José Antônio Monteiro Muribeca.
Nasceu na cidade de Cachoeira do Arari, Marajó, no dia 24 de fevereiro de 1971. É poeta e correspondente literário do CPOEMA desde 2002 no município de Cachoeira do Arari. É autor do livro “Nossa Vida: "O Sentimento”.
Em nossas pescarias literárias, encontramos a arte deste marajoara, mas uma bela tarrafeada na valorização de nossas raízes. Fonte: CPOEMA.




NO TEMPO DE JOÃO VIANNA
No tempo de João Vianna
Nosso povo vivia feliz,
Cachoeira tinha fama
É isso que minha vó me diz.
O coral de nossa igreja
Era orgulho de cada mocinha;
E assim a nossa cidade
Um dia tornou-se Rainha.
Autor de um lindo Hino
Que até hoje é oficial,
Às vezes eu canto sozinho
Em casa ou em outro local.
Compôs Batuque na Fazenda
Boi Arisco e Mulata Dengosa,
Ah! Saudade me entenda
Em verso e também em prosa.
Fundou o Internato Rural
Uma relíquia para todos nós,
Minha homenagem é especial
Porque João Vianna foi a nossa voz.

BRILHANTE CACHOEIRA
Cachoeira do meu encanto
Rainha do Rio Arari,
Por você, eu derramo pranto
Expressando o meu sentir.
Cachoeira do Lago Guajará
Formoso e misterioso,
Com estórias de arrepiar
Que deixa o caboclo medroso.
Cachoeira do Museu do Marajó
Nosso acervo fenomenal,
Certamente é o maior
Tenho estilo bem regional.
Cachoeira de Dalcídio Jurandir
O pajé de nossas palavras,
Fico eu a ler aqui
As suas obras consagradas.

MARAJÓ SUPREMO
Marajó de nobreza e encanto
Orgulho dos Marajoaras,
Destaque no suave canto
Como uma das belezas raras.
Marajó de magia e pureza
Portal da minha inspiração,
Retocado com tanta riqueza
Até mesmo em qualquer estação.
Marajó de luz e cor
Parceiro das lindas poesias,
Paraíso do grande amor,
Perfeito nos inesquecíveis dias.
Marajó de mistério e formosura
Imbatível e incontestável,
Possuidor da forte cultura
Que hoje é incomparável.
Marajó de ternura e prazer
Dono da ardente paixão,
Fonte do meu doce viver
Alicerce da minha razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário