segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pro Paz no município de Ponta de Pedras.


Acompanhamos alguns dos trabalhos realizados pela caravana do PRO PAZ (Cidadania Presença Viva) neste fim de semana em Ponta de Pedras. A chegada do navio e da balsa que trouxeram os profissionais e equipamentos para o atendimento da demanda naquele município
casou uma grande e agradável agitação na cidade, que se vil repleta de pessoa do município e localidades próximas. Tirando o transtorno causado pela diferença de altura da balsa que transportava os caminhões de atendimento ao público, que não puderam desembarcar na cidade embora todos os esforços para que 
isso acontecesse tenham sido em vão, o fato é que, a balsa não possuía rampa basculante para se adaptar a realidade do município que não possui um porto ou cais adequado, fica a lição para o atual governo de Ponta de Pedras e para os organizadores do PRO PAZ. Acreditamos que este problema não deverá acontecer nos outros municípios, pois a organização do governo nos informou que a referida balsa será trocada por outra com o sistema basculante para oferecer mais conforto e segurança à população, tendo em vista que foram mais de 1500 pessoas atendidas durante a campanha.

No decorrer dos trabalhos em Ponta de Pedras a Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa), através da Comissão Estadual de Erradicação aos Acidentes por escalpelamento, detectou durante a caravana do Pro Paz, um índice preocupante, dezenas de embarcações vistoriadas pelos técnicos da secretaria não possuem a proteção correta no eixo do motor. Este é um tipo de acidente que assombra a população ribeirinha de todo o Estado, sendo que os maiores índices estão no Arquipélago Marajó, esse problema foi detectado em Ponta de Pedras e achamos que vai ocorrer em mais municípios. O pior nisto tudo é o descaso dos governantes locais e principalmente da prefeitura, que parece apática diante desta realidade, nós percebemos que existe um desleixo quanto às questões de segurança, ordenação e arrumação em toda a orla da cidade, uma constatação um tanto triste de comentar, as embarcações trafegam na maior tranquilidade com crianças na parte superior dos barcos, uma irresponsabilidade ou ignorância por parte dos pais?! Com tudo, não se vê alguma iniciativa por parte dos que detém mais conhecimento e discernimento sobre este assunto, gostaríamos que os fatos fossem diferentes, fica o alerta.

Acompanhamos também a chegada do Vice-governador do Estado do Pará Helenilson Cunha Pontes. Ele transitou por todas as partes onde estavam sendo feitos atendimentos do Pro Paz. Fez caminhada com vários voluntário do programa, a maioria das mobilizações para recrutar voluntários para ajudar os profissionais do governo, foram feitas pela Sr. Consuelo Castro e sua equipe, que já a acompanha há anos em suas ações. “O Pro Paz trousse esperança e motivação para continuarmos acreditando em nós, pois o Pro Paz, é uma conquista do povo”! Disse Consuelo castro.





Helenilson Pontes ainda concedeu entrevista na rádio local durante o programa do sintep, onde um dos entrevistadores foi o radialista Junior Malato (Veja vídeo).








Este vídeo teve que ser gravado pelo lado de fora da sala de entrevistas da rádio.

Da Redação:
MARAJÓ NA MÍDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário