segunda-feira, 6 de agosto de 2012

AÇAÍ É ALVO DE PESQUISA QUE CONCORRE AO PRÊMIO SAMUEL BENCHIMOL


Identificar, analisar, selecionar e divulgar projetos de interesse empresarial e oportunidades de investimento a potenciais financiadores, públicos ou privados, agraciar pessoas que se destacam no desenvolvimento sustentável da Região Amazônica e promover a reflexão sobre as perspectivas econômicas, tecnológicas, ambientais, sociais e de empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. Esses são os principais objetivos dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, que têm a participação da empresa Amazon Dreams, integrante da Incubadora/PIEBT da Agência de Inovação da UFPA (Universitec).


Instituídos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Banco da Amazônia, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), o Prêmio é uma grande oportunidade de divulgação de propostas técnico-científicas, que visam ao desenvolvimento sustentável na Região Amazônica. A cada edição, pesquisadores e instituições são premiados por suas ideias criativas, tendo a oportunidade de colocá-las em prática e transformarem-nas em projetos inovadores, por meio do aporte financeiro das principais agências de financiamento do País.

Amazon Dreams - É o caso da Empresa Amazon Dreams, que faz parte da Incubadora/PIEBT da Agência de Inovação da UFPA – Universitec. Em 2009, a empresa concorreu ao Prêmio na Categoria Personalidade Amazônica, no qual o professor doutor Hervé Rogez , sócio proprietário da Amazon Dreams, foi premiado em 1º lugar. Já nesta edição de 2012, a empresa irá concorrer na Categoria Suporte ao Desenvolvimento Regional, com a pesquisa baseada na valorização sustentável de fontes vegetais de antioxidantes amazônicos, a exemplo das árvores do ingazeiro, murucizeiro e açaizeiro.

As folhas do ingazeiro e murucizeiro que, antes, seriam descartadas pelos agricultores, agora, geram valor econômico para eles. Uma vez que são compradas pela Amazon Dream para extração de antioxidantes entre os meses de janeiro e abril, justamente no período de entressafra do açaí, o fruto carro chefe da empresa, o que significa produção por todo o ano.

Em função de ter a proposta inovadora de criar uma fonte de renda às famílias dos agricultores cooperadas pelo interior do Estado do Pará, a pesquisa tem grandes chances de ser premiada, por se tratar de uma forma de obter produtos riquíssimos em antioxidantes naturais, sem derrubar uma árvore ao menos e fortalecendo também a economia no interior da Amazônia.

Referência Global - A empresa é considerada referência global em antioxidantes, por conta dos produtos que desenvolve por meio de espécies amazônicas. É capaz de extrair, separar e purificar antioxidantes de espécies florestais da região, em especial, o açaí, a um grau de pureza de 70%, com certificações orgânicas e de segurança alimentar, além de se preocupar com forte controle de qualidade.

Sobre o Prêmio - O Prêmio Professor Samuel Benchimol inclui duas naturezas de premiação. Uma, para a identificação de projetos inovadores nas áreas ambiental, econômico-tecnológica e social e outra, para reconhecimento de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da região. Já o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente contempla duas naturezas de premiação: a primeira busca a identificação de projetos com abordagem integrada, preferencialmente, reconhecendo e valorizando as empresas na Amazônia; e a segunda, as iniciativas de suporte ao desenvolvimento regional, tendo como compromisso estimular projetos inovadores no setor econômico e educacional.

Como participar - As inscrições somente serão realizadas pelo site dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. O prazo é até o dia 24 de agosto. O julgamento dos projetos ocorrerá em outubro, e a premiação, em novembro de 2012. As propostas poderão ser apresentadas por pessoas de todas as idades e ocupações, de qualquer parte do Brasil e do exterior, desde que estejam diretamente relacionadas com o desenvolvimento da Região Amazônica.

Texto : Hellen Lobato – Ascom Universitec

Nenhum comentário:

Postar um comentário